19 de março de 2012

Dominando o pensamento

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."(Filipenses 4:8)
Nossos pensamentos regem nossas atitudes. Através do pensamento,
formulamos planos, idealizamos objetivos, estabelecemos metas. É nossa planilha, de onde sairão as idéias que originarão nossas atitudes futuras. É importante manter o pensamento purificado, para que nossas atitudes não sejam ruins.
A palavra de Deus nos orienta a pensar naquilo que é verdadeiro, honesto e justo. Porque perderíamos tempo pensando em mentiras? Que proveito teríamos? Simplesmente, nenhum. Ao contrário, se pensarmos em mentiras, coisas desonestas e injustas corremos o risco de envenenar nossos próprios pensamentos, reagindo de forma agressiva. "O Senhor conhece os pensamentos do homem, que são vaidade."(Salmo 94:11)
Aquele que polui sua mente pensando em impurezas, em coisas ruins, aos poucos terá seu comportamento alterado por conta de suas próprias idéias.
Em Provérbios 23:7a diz:"Porque ele é tal quais são os seus pensamentos." Em traduções mais atualizadas da Bíblia encontramos também o mesmo versículo descrito desta forma:"Porque, como imaginou na sua alma, assim é."
Você pode dizer que você é do modo que são seus pensamentos? Já parou para pensar nas coisas que você anda pensando? E como tem sido suas atitudes desde que você passou a pensar desse modo?
Em Colossenses 3:2 diz:"Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra." Essa orientação serve não para nos alienar e nos tornar alheios à nossa realidade. Mas para nos fazer almejar algo mais alto, que não perece e que não terá fim como nossa vida na terra.
"Aquele que vem de cima é sobre todos...Aquele que vem do céu é sobre todos."(João 3:31a, c) O Senhor Jesus é sobre todos e está acima de todos. É Nele em quem devemos pensar!
O Senhor conhece nossos pensamentos:"Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse:Porque pensais mal em vossos corações?"(Mateus 9:4)
Deus pode realizar muito mais do que pedimos ou pensamos:"Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém."(Efésios 3:20,21)
Deus é conhecedor de tudo, até dos nossos pensamentos, sejam eles bons ou ruins. Pensamentos de revolta trazem atitudes de revolta, assim como pensamentos de paz trazem atitudes de paz. "Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis: antes o seu entendimento e consciência estão contaminados."(Tito 1:15) Não vamos deixar nosso pensamento se contaminar, porque desse modo nossa consciência e entendimento se corrompem.
Você pode escolher o que quer pensar. Não é preciso levar adiante pensamentos ruins. Se você percebe que está pensando coisas que irão revoltá-lo, amargurá-lo, mude o pensamento. "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar."(Isaías 55:7)
Estes são os pensamentos de Deus:"Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais."(Jeremias 29:11) "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos."(Isaías 55:8a)
Pergunte a si mesmo: O que eu tenho pensado ultimamente é verdadeiro? É honesto? É justo? É puro? É amável? É de boa fama? Tem alguma virtude? É algo louvável? Se a resposta for não, mude o pensamento.
Mudar de pensamento é um princípio para se mudar de atitude.
Pense nisso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...