1 de março de 2012

Quando a esposa é prudente

"E era o nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa; porém o homem era duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe." 1 Samuel 25:3
Vemos na história de Abigail a realidade de muitas mulheres de Deus: uma esposa prudente e fiel à Deus e um esposo mal.
Abigail era uma mulher que amava o Senhor, e apesar de ser casada com um homem que não servia à Deus, isso não a desviou do seu propósito de servir à Deus em seu casamento.
Ela era misericórdiosa, apesar de seu esposo não ser o melhor marido do mundo, e com sua prudência salvou seu esposo de ser morto, por ter ignorado o rei Davi.
O rei Davi enviou servos para saudar Nabal:"E assim direis àquele próspero: Paz tenhas, e que a tua casa tenha paz, e tudo o que tens tenha paz!" 1Samuel 25:6 A intenção do rei Davi era fazer amizade e conseguir algum favor da parte de Nabal, o que seria para Nabal uma honra saber que um rei lhe solicitava, sabendo que ele era um homem de muitas posses.
Mas Nabal era mal, e não quis saber de amizade com o rei dizendo: "E Nabal respondeu aos criados de Davi, e disse: Quem é Davi, e quem é o filho de Jessé? Muitos servos há hoje, que fogem ao seu senhor.Tomaria eu, pois, o meu pão, e a minha água, e a carne das minhas reses que degolei para os meus tosquiadores, e o daria a homens que eu não sei donde vêm?" 1Samuel 25:10,11
Nabal não se interessou nem mesmo em saber quem era o rei, e o rei Davi, indignado pela recusa planejou acabar com Nabal e com todos os seus.
É nesse ponto que entra Abigail, a esposa prudente que intercede pelo esposo.
"A casa e os bens são herança dos pais; porém do SENHOR vem a esposa prudente." Provérbios 19:14
Avisada pelos seus servos do que Davi faria pela ignorância de Nabal, Abigail foi à presença do rei se humilhar, presenteando aos servos do rei e lhe pedindo que não levasse em conta o comportamento de seu esposo, mas que o poupasse.
Parece difícil para algumas mulheres terem a mesma atitude que Abigail, quando o esposo é mal e não serve à Deus. Mas esposos assim, são os que mais necessitam de uma esposa intercessora.
Por causa do coração endurecido, muitos esposos não percebem o quanto estão sendo maus, e como sua atitude pode levar a sua casa à ruína.
A esposa prudente deve confiar no Senhor de todo o coração, e agir na força de Deus para interceder por seu esposo:"Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos." Romanos 15:1
Um esposo na situação como a de Nabal precisa de ajuda, e a esposa o ajudará não agradando a si mesma, pois nesses casos é comum a esposa ficar amargurada desejando que ele receba o troco por suas más atitudes.
Ela será mais bem sucedida intercedendo por ele, orando à Deus e dando um bom exemplo de mulher e esposa do que o abandonando. "E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe." 1Coríntios 7:13
A esposa pode ganhar seu esposo para o Senhor mesmo sem falar nada, apenas com suas atitudes:"Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres." 1Pedro 3:1
Mas a submissão não significa nesse caso que se o esposo influencia a esposa para fazer o mal ela deve obedecer. A obediência da mulher de Deus deve ser primeiramente ao Senhor, para não pecar e assim dar um bom testemunho como uma mulher prudente.
Abigail com sua atitude livrou Nabal da morte, e a sua prudência pode salvar seu esposo de muitos males. Seja prudente, obediente ao Senhor que no tempo certo lhe recompensará.
 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. GRAÇA E PAZ, GOSTEI MUITO DESSA POSTAGEM, ME AJUDOU A PERCEBER CERTAS QUESTÕES SOBRE O CASAMENTO COM NÃO CRISTÃO, POIS SOU CASADA A 07 ANOS COM UM HOMEM NÃO CRENTE.

      Excluir

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...