24 de abril de 2012

Que tipo de terra é você?

"A semente é a palavra de Deus." Lucas 8:11b 
Com o crescente avanço da tecnologia, a palavra de Deus passou a ser pregada por diversos meios de comunicação: rádio, televisão, revistas, panfletos, jornais, até em outdoors e também pela Internet.
Mas como você se comporta quando a palavra de Deus é pregada para você através de algum destes meios?
Com a parábola do semeador você terá agora a oportunidade de saber "que tipo de terra é você!"-"Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração, este é o que foi semeado ao pé do caminho."(Mateus 13:19)
Talvez você já tenha ouvido a palavra de Deus à beira do caminho, mas o inimigo arrebatou do seu coração o verdadeiro sentido do que lhe foi dito e você não teve nem mesmo a oportunidade de entender e crer na verdade, que é Jesus.
-"Porém o que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria, mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração, e chegada a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se ofende."(Mateus 13:20,21)
Pode ser que o seu coração seja um solo pedregoso, o que não significa que você não tenha prazer em receber a palavra de Deus. Você até a recebe com alegria, sabendo dos benefícios de viver esta palavra, mas não tem raiz para se agarrar à ela. Termina por crer apenas por um período, logo em seguida se afastando quando se vê tentado por coisas contrárias à palavra de Deus, e por se ver perseguido pelas pessoas ao seu redor que não entendem porque você crê na palavra. Elas terminam por convencê-lo que este não é o melhor caminho, e que se seguí-lo você não vai "aproveitar a vida".
Será que seu coração é um solo espinhoso? 
-"E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas, sufocam a palavra, e fica infrutífera."(Mateus 13:22)
O seu apego ao dinheiro e às riquezas falam mais alto. Você não tem tempo disponível para Deus e sua palavra, porque pensa que poderá ser um tempo desperdiçado e sem lucro. Sua vida profissional e social estão no topo das prioridades. O coração de solo espinhoso nem ao menos demonstra alegria ou aceitação à princípio quando ouve a palavra, simplesmente a rejeita.
E por fim, a semente encontra terra fértil!
-"Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta."(Mateus 13:23)
Você gostaria de ser esta terra? Uma terra que não sofre de esterilidade? Basta ouvir, compreender e dar frutos com a palavra que foi semeada em seu coração.
Veja que não basta somente ouvir, pois quem não compreende a palavra, sem querer permite que o inimigo a arrebate de seu coração.(Mateus 13:19)
Da próxima vez que ouvir a palavra de Deus sendo pregada, prepare o coração para recebê-la. Não seja como o que ouve à beira do caminho, ou o solo pedregoso e espinhoso. Nenhum destes solos é fértil e a vida da semente neles é limitada.
Não limite o agir de Deus em sua vida!
Agora, responda para si mesmo: que tipo de terra é você?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...