22 de agosto de 2012

O cuidado com a família

"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel." 1 Timóteo 5:8
Muitas são as tarefas que a esposa desempenha num casamento e em um lar.
A esposa cuidadosa é como a mulher virtuosa de Provérbios 31:10-31.
Ela não é uma mulher que passa horas dormindo, bem despreocupada enquanto sua casa está toda bagunçada.
Ao contrário do que muitos pensam, a mulher deste capítulo de Provérbios, além de seus afazeres domésticos também tinha seu próprio trabalho, de onde recebia financeiramente.
Afinal, como ela conseguia dar conta de tantas coisas para fazer ao mesmo tempo e ser ainda um bom exemplo de esposa?
Muitas mulheres se desculpam por não ter tempo de cuidar bem de sua própria família, porque vivem batalhando por uma melhor posição no mercado de trabalho.
Nada pode ser usado como desculpa quando negligenciamos o cuidado com aqueles que o Senhor nos deu (esposo e filhos).
Pode custar muito caro a falta de atenção aos membros mais importantes da família, por causa da realização de sonhos pessoais.
Não significa que nesse caso, a mulher que trabalha deve abandonar seu emprego e viver para o lar. O que é necessário nesse caso, é saber se organizar e utilizar bem o tempo disponível para família.
No lugar de chegar do serviço reclamando porque tudo ainda está por fazer, divida as tarefas com os membros da família, dê a cada um uma parcela de responsabilidade de acordo com a habilidade de cada um. Por exemplo: para os filhos, que arrumem o próprio quarto, para o esposo que coloque o lixo para fora ou varra a área em frente da casa, ou lave o carro.
Podem parecer pequenas coisas, mas quando nos sentimos ajudadas nos sentimos também valorizadas.
Cuidar daqueles que são seus, não significa fazer tudo para eles e viver a beira de um esgotamento nervoso!
Quando chegar do trabalho, ouça as novidades que as crianças tem a contar sobre a escola, ou então se seus filhos são adolescentes dê ouvidos ao que eles contam.
Seja carinhosa com seu esposo, se lembrando que o tempo em que estão separados cada um em seu trabalho pode não ser desfrutado, mas os momentos que vocês tem juntos quando voltam para casa podem ser especiais. Não despeje sobre ele todo o seu estresse, pois ele também vem do serviço cansado e esperando encontrar no lar um lugar de descanso e sossego.
Isso é cuidar daqueles que são seus. Não seja pior que o infiel, desprezando as necessidades de sua família. A família é o pilar mais importante para uma sociedade sadia.
A esposa cuidadosa é reconhecida pela sua família como uma mulher de valor:"Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva." Provérbios 31:28
Cuide bem da família que o Senhor lhe deu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...