9 de setembro de 2012

Quando ninguém lhe estende a mão

Nem sempre podemos contar com a ajuda das pessoas que nos rodeiam.
Quando fazemos algo no intuito de sermos recompensados e a retribuição não vem, ficamos muito frustrados. 
Deus nos deu o maior exemplo de bondade:"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."(João 3:16) E o que lhe damos em troca de tão grande amor???
Podemos aprender muito com a bondade de Deus e pararmos de fazer o bem com segundas intenções.
Quantas vezes você já beneficiou alguém na confiança que receberia algo em troca? Talvez diversas vezes.
Pensamos que o fato de não receber nada ao ajudar alguém seja algo muito ruim para o nosso ego, mas para Deus não é.
Em Atos dos Apóstolos 20:35 lemos o que Jesus disse a respeito de dar:"Tenho-vos mostrado em tudo que trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber."
Já em IICoríntios 9:7 a Palavra de Deus nos diz:"Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria." 
Além  de aprendermos com o Senhor a fazer o bem sem aguardar das mãos dos homens a recompensa, o Senhor ainda nos alerta a não fazer o bem com o intuito de nos engrandecermos diante das pessoas:"Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; para que a tua esmola seja dada ocultamente: e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará publicamente." (Mateus 6:4)
Pense só que lindo da parte de Deus, fazermos o bem sem sair "tocando trombeta" e o Senhor nos recompensar diante de todos, não para nossa honra, mas para a glória do nome Dele!
Então, da próxima vez que precisar de ajuda e ninguém lhe estender a mão, não fique triste. Estenda você a mão a quem precisa, sem esperar nada em troca. Aquilo que fazemos deve ser feito para a glória de Deus, e não para engrandecimento e orgulho próprio:"Cada um administre aos outros o dom como o recebeu como bons dispenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus: se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o poder para todo o sempre. Amém" (I Pedro 4:10,11)
Nossa confiança quando precisamos de ajuda deve ser depositada em Deus:"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele tudo fará." (Salmo 37:5) 
Lembremos que os homens são falhos, e que nós também nos incluímos neste grupo quando não correspondemos as expectativas de quem nos ajudou num momento de dificuldade.
Ter espírito voluntário para ajudar a quem precisa pode ser uma tarefa difícil para quem está acostumado somente a receber e nunca a dar.
Exerça a bondade, beneficiando alguém que não poderá lhe dar nada em troca. Aprendemos muito com isso, aprendemos um pouco sobre o amor de Deus, que é incondicional. Deus não depende do nosso amor para que Ele nos ame:"Nós o amamos a Ele porque Ele nos amou primeiro."(I João 4:19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...