29 de junho de 2012

Trabalhando em vão?!

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor."1Coríntios 15:58
Já teve a impressão que está trabalhando em vão, que seus esforços não são reconhecidos e que não há nada que você faça que faça com que as pessoas dêem valor ao seu trabalho?
Passamos o dia lutando para alcançar nossos objetivos sejam eles profissionais, estudantis, familiares e nos esquecemos para quem devemos trabalhar e de quem podemos ter certeza que não nos deixará trabalhar em vão.
Seu chefe é exigente, e quando você finalmente cumpre a tarefa que ele lhe deu, ele olha com olhar de desdém sem nenhum gesto de agradecimento, praticamente lhe dizendo:"Você não fez mais do que a sua obrigação."
São muitas as frustrações quando colocamos nossa confiança no homem e aguardamos ser reconhecidas por ele:"Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!" Jeremias 17:5
Simplesmente, você está se desgastando depositando sua confiança na pessoa errada!!!
O Senhor nos ensina como agir:"Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo, não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus."Efésios 6:6,7
Percebe onde você está colocando seu foco? Há quem trabalhe somente para agradar o chefe, esperando assim ser recompensada, e quando a recompensa não vem, se frustra, porque está confiando na pessoa errada. O Senhor nos ensina a trabalhar como servas de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus até mesmo em nosso trabalho. Quem procura somente agradar seus superiores, perde o foco que é agradar à Deus acima de tudo. Deus não nos decepciona quando trabalhamos para Ele! Devemos trabalhar com sinceridade de coração para nossos superiores, mas nos lembrando que a recompensa vem das mãos do Senhor:"Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre." Efésios 6:8
Já pensou que bom vai ser quando tudo o que você fizer for feito como se fosse para Deus? Você terá um novo pensamento a respeito, pois tenho certeza que não trataria a Deus de mal gosto ou com grosseria!
"Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém." 1Pedro 4:11
Todo o trabalho que fazemos para o Senhor não é em vão. O Senhor nos vê no nosso dia a dia, sonda nosso coração e com que intenção estamos desempenhando nossas tarefas.
Da próxima vez que fizer algo, diga para o Senhor: "Estou fazendo para Ti, Senhor!" Faça com alegria e saiba que em Deus podemos esperar, pois todo o trabalho feito sinceramente para a obra do Senhor tem sua recompensa.
Não fique desanimada se ninguém reconhece o valor do seu trabalho. Ouça a voz de Deus a lhe dizer:"Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa." 2Crônicas 15:7 

23 de junho de 2012

Ainda há esperança

"Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos."(Jó 14:7)
Já teve a sensação que seus dias são todos iguais, parece que nada muda? Esse tipo de sensação geralmente nos leva a desesperança.
Os problemas parecem não ter fim: contas se acumulam, divergências familiares, angústias da alma e nos vemos num círculo vicioso.
Ainda há esperança que algo irá mudar? A resposta é sim! A palavra de Deus nos assegura essa verdade e nos diz:"Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e morrer o seu tronco no pó, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como a planta." (Jó 14:7-9)
Talvez você pense: "Hey, não sou uma árvore! Como essa palavra pode se aplicar a mim?"
Aquele que serve a Deus de coração sincero é comparado à árvore:"Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará."(Salmo 1:3)
O desespero pode levá-lo a decisões precipitadas. "Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor."(Lamentações 3:26)
As provações que passamos na vida não foram feitas para nos destruir, mas para nos fortalecer.
Jesus já havia dito:"...no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33b)
A palavra de Deus nos dá esta esperança que nos falta nos dias de aflição: "Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança." (Romanos 15:4)
As situações que vivemos no dia a dia, as tribulações tem seu propósito também:"...sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança."(Romanos 5:3b,4)
Deus nos encoraja a não desfalecer na desesperança e ter uma atitude positiva frente às dificuldades: "Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena."(Provérbios 24:10)
Então somente:"Espera no Senhor, anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera pois no Senhor." (Salmo 27:14)

17 de junho de 2012

Não coma o pão da preguiça!

"Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça." Provérbio 31:27
O versículo acima fala da mulher virtuosa. Uma das virtudes dela é não se deixar levar pela preguiça no que diz respeito ao andamento da casa.
Vamos ver o que acontece quando alguém se alimenta com o pão da preguiça:
"A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma indolente padecerá fome." Provérbios 19:15
"Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?" Provérbios 6:9
"Como a porta gira nos seus gonzos, assim o preguiçoso na sua cama."Provérbios 26:14
Mesmo se alimentando com o pão da preguiça, a alma preguiçosa padece fome porque não tem forças nem mesmo de sair da cama para procurar alguma ocupação que lhe dê sustento.
A mesma coisa acontece com a vida espiritual: a preguiça lhe segura na cama de tal  modo que você não sente nem mesmo vontade de levantar e orar pela manhã, começando seu dia na presença do Senhor, e sua alma padece de fome espiritual porque seu corpo comanda como começa seu dia.
"Por muita preguiça se enfraquece o teto, e pela frouxidão das mãos a casa goteja."Eclesiastes 10:18
A preguiça torna a mulher de Deus desinteressada em cuidar de sua própria casa. As coisas vão se acumulando e ela não encontra ânimo para organizar o que está pendente.
Já percebeu que quem sente preguiça tem sempre uma desculpa? Costuma dizer que não fez algo porque não teve tempo, ou porque esqueceu, ou porque não lhe comunicaram que algo tinha que ser feito, mas nunca admite que não fez simplesmente por sentir preguiça! São muitas as desculpas do preguiçoso para justificar seu comportamento:"Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que respondem bem."Provérbios 26:16
E você, tem dado muitas desculpas para não fazer o que tem que ser feito?
Vamos ser como a mulher virtuosa, ela não come o pão da preguiça porque sabe que ele não irá alimentá-la, ao contrário, vai torná-la desinteressada pelas coisas que são de sua responsabilidade cumprir.
Uma mulher preguiçosa não cumpre com suas tarefas diárias, e ainda põe a culpa nos outros integrantes da família por sua falta de zelo com o lar. Se ela se preocupasse em fazer sua parte, não acumularia tanto serviço.
Na vida espiritual, a mulher preguiçosa também tem muito prejuízo, pois não se alimenta do verdadeiro alimento que vem de Deus, fazendo sua alma padecer fome. A mulher de Deus precisa compreender que a preguiça não a deixa buscar a face do Senhor, impedindo que ela seja a principal intercessora em seu lar pelo seu esposo e filhos.
Vimos então como comer o pão da preguiça pode ser prejudicial para o andamento de um lar organizado e de uma família abençoada.
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu."Eclesiastes 3:1 Não é tempo de ficar parada, mulher de Deus! "Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos."Provérbios 14:1
Seja uma mulher sábia, que edifica sua própria casa, a mantem organizada, como um lar de aconchego para sua família. Está em suas mãos fazê-lo, não se use de desculpas para deixar de fazer o que lhe compete. Conte com a colaboração de sua família dividindo as tarefas, mas lembre-se: edificar o lar está em suas mãos.

11 de junho de 2012

A mentira

"Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros."Efésios 4:25 
Você tem o costume de mentir? A mentira pode ser algo inofensivo aos olhos de quem mente, mas não aos olhos de Deus.
Por causa de uma mentira, Eva foi enganada e desobedeceu à Deus comendo do fruto da àrvore que o Senhor não havia permitido que ela comesse:"E disse o Senhor Deus à mulher: Porque fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi." (Gênesis 3:13)
Há aqueles que mentem para os outros, e ainda há os que mentem para si mesmos quando dizem que conhecem à Deus mas não o obedecem:"Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade."(IJoão 2:4)
"Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós." (IJoão 1:8)
Em Mateus 5:37 a palavra de Deus diz:"Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim, não, não, porque o que passa disto é de procedência maligna."
O fato de inventar coisas que não aconteceram, contar algo que sabemos se tratar de uma mentira nos torna falhos com a verdade. 
Dizem que o mentiroso deve ter boa memória, pois uma hora ou outra poderá ser surpreendido em sua própria mentira e se confundir! Talvez se acontecesse com quem mente o mesmo que acontecia com Pinóquio das histórias infantis (seu nariz crescia) muitos pensariam duas vezes antes de contar uma mentira!
Em Provérbios 19:22b diz:"...o pobre é melhor do que o mentiroso."
O mentiroso é na verdade um egoísta, que em benefício próprio conta uma mentira para se livrar da responsabilidade que a verdade pode lhe trazer.
A verdade nos liberta, ao contrário da mentira que aprisiona aquele que está acostumado a proferí-la. É como uma bola de neve, uma mentira leva à outra.
Na verdade não há engano:"Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade." (IICoríntios 13:8)
Se o nosso objetivo é seguir à Jesus fielmente, não devemos deixar que a mentira nos atrapalhe, ainda mais quando nos lembramos que Jesus além de ser o Caminho e a Vida é também a Verdade.
Como podemos servir à Deus que é a própria Verdade, falando mentira?
"Estas seis coisas aborrecem o Senhor, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente; coração que maquina pensamentos viciosos; pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa que profere mentiras; e o que semeia contendas entre irmãos." (Provérbios 6:16-19)
A mentira só vai levá-lo a contar outras novas mentiras.
Se você quer ser verdadeiramente abençoado, faça como está escrito em I Pedro 3:10:"Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano."

5 de junho de 2012

Organização

"Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?"Lucas 15:8
Sua casa anda ultimamente desorganizada? Parece que um furacão a varreu e você não encontra mais nada? Hora de começar a faxina!
No versículo de hoje, vemos como a mulher que perdeu a dracma, que era na verdade uma moeda estrangeira, a encontrou novamente.
Ela não se esforçou em apenas procurar a moeda nos lugares prováveis e improváveis. Ela organizou a casa  primeiro para procurá-la.
Quando tudo o que você procura parece não estar mais no mesmo lugar, dificilmente você encontra, principalmente se o ambiente onde você está procurando está bagunçado.
A mulher em primeiro lugar acendeu a candeia, ou seja, acendeu a luz. Depois varreu a casa e quando tudo estava organizado procurou com diligência, que quer dizer com todo o cuidado.
"E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida."Lucas 15:9
A mulher tinha dez dracmas, e perdeu apenas uma mas se preocupou em procurá-la. E nós, o que temos perdido? Estamos preocupadas em procurar a intimidade da presença de Deus que perdemos ao longo da caminhada cristã?
Podemos seguir o exemplo da mulher da dracma perdida.
Em primeiro lugar, acenda a luz:"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho."Salmo 119:105
Agora varra a sua casa espiritual. Veja o que você tem depositado nela que está bagunçando a sua vida: amargura, inveja, rancor, falta de perdão, tristeza, ciúmes. 
Ao acender a luz, você vai se deparar com toda a bagunça diante dos seus olhos. Não se conforme em ver a bagunça e não fazer nada:"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."Romanos 12:2 
Escolha jogar fora esses sentimentos, pois eles não são necessários e vão lhe impedir de achar o que você está procurando.
Agora, com sua casa limpa, depois de entrar a luz de Deus e lhe mostrar o que não deve estar dentro dela, comece a procurar o que você perdeu. Se foi a comunhão com Deus, volte ao primeiro amor. Se foi o desejo de ler a Palavra de Deus, leia alguns versículos todos os dias e medite como isso se aplica à sua vida. Se foi o desejo de orar, conte para o Senhor como quem conversa com um amigo como você se sente, Ele vai lhe ouvir.
Muitas vezes não encontramos o que estamos procurando, porque estamos no escuro e em meio à uma grande bagunça.
Acenda a luz, organize a casa e volte a procurar o que foi perdido. A mulher quando achou a dracma contou para as amigas, e todas se alegraram. Quando você encontrar novamente a alegria de servir à Deus de coração, muitas pessoas vão se alegrar junto com você!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...