29 de julho de 2012

Não seja relaxada!

"Maldito aquele que fizer a obra do SENHOR relaxadamente!" Jeremias 48:10a
Dia de culto: você olha para o relógio, olha para si mesma e diz "Não estou com vontade de ir à igreja hoje..."
Você não está doente, nada lhe impede de ir à casa do Senhor lhe prestar culto, mas você decide: "Hoje eu não vou."
Já imaginou se o Senhor dissesse lá do céu: "Não estou com vontade de lhe abençoar hoje...Isso mesmo, vou deixar para outro dia!"
Não pensamos que nossa atitude preguiçosa pode ser prejudicial para nossa alma. Somente nós perdemos quando deixamos passar a oportunidade de estar na casa do Senhor, para estar diante de uma televisão ou computador no horário em que poderíamos estar agradecendo junto com o povo de Deus todos os benefícios que Ele nos dá.
No horário do culto, o Senhor estará falando à muitos corações sobre o Seu amor, sobre a Sua vontade para cada vida. E você, estará onde? Nem ao menos saberá o que o Senhor está dizendo enquanto aperta o botão do controle remoto!
Enquanto você se ajeita preguiçosamente no sofá, almas estarão sendo saciadas pela Palavra de Deus, e a sua alma não estará se alimentando daquela porção que o Senhor dá de graça.
O Senhor, apesar da sua atitude, não lhe rejeita e permanece esperando que você vá ao Seu encontro, lhe prestar culto junto com seus irmãos em Cristo:"Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde, que anda por caminho, que não é bom, após os seus pensamentos." Isaías 65:2
Muitas vezes, essa atitude preguiçosa é fruto de um coração rebelde. Hoje você não vai ao culto, prometendo a si mesma que vai na semana que vem. Quando chega a próxima semana, você inventa uma nova desculpa: está chovendo, está muito frio, estou sem roupa para ir à igreja! Desculpas nunca faltam quando não queremos fazer o que é certo.
Mas Deus não se convence com suas desculpas, porque conhece todos os corações e sabe o que há por trás.
Não seja relaxada com sua vida espiritual. Deus não é relaxado para lhe abençoar, ao contrário, veja o que a sua palavra diz:"Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera." Isaías 64:4
A preguiça pode lhe fazer perder um momento precioso na casa de Deus, e programa de televisão ou site nenhum lhe dará a satisfação de se apresentar diante Dele com o coração grato por tudo o que Ele lhe tem feito.
Deixe a preguiça de lado, e vá ao encontro do Senhor. O que Ele tem a dizer hoje no culto, você só poderá saber se estiver presente!
"Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR." Salmo 122:1

23 de julho de 2012

A simplicidade que há em Jesus Cristo


"Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo." (IICoríntios 11:3)
Já pensou no real motivo que leva muitas pessoas a não quererem saber nada a respeito de Jesus?Talvez alguns de nós fomos apresentados a um Cristo na infância que parecia muito complicado até mesmo de nos aproximarmos Dele. Com tantos obstáculos para chegar até Ele, através de ritos, prolongadas orações, o caminho que pensávamos percorrer em sua direção parecia tão ritualístico que no fim nos afastava desanimados e crendo que seria um esforço vão.
Mas porque tantas fórmulas e ritos se a Palavra nos fala da simplicidade que há em Cristo? (IICoríntios 11:3)
O caminho que parecia tão simples se tornou cheio de obstáculos, porém estes obstáculos não foram colocados por Deus.
Eva, no princípio foi enganada pela serpente, e hoje, quem nos engana nos fazendo pegar um atalho sombrio e longe do verdadeiro caminho, tão distante de Cristo?Vamos ver de que modo o Senhor nos recebe quando nos aproximamos Dele:
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei."(Mateus 11:28)
"Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens."(João 10:9)
Ele mesmo nos faz o convite, e não se importa se nossa condição emocional, física ou espiritual está desestabilizada:"...a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus."(Salmo 51:17b)
Como Ele poderia nos fazer um convite e ao mesmo tempo nos apresentar um caminho tortuoso até si mesmo?!
Percebe como o convite é simples? Ele não nos ordena uma série de rituais, campanhas, rezas repetidas ou queima de incenso para nos aproximarmos Dele. Sua mão se estende e Ele diz: "Vem."
O próprio Senhor nos diz como devemos nos aproximar e falar com Ele:"Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em oculto; e teu Pai, que vê secretamente, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis pois a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes."(Mateus 6:6-8)
Quando Ele diz para orarmos em segredo, fechar a porta do quarto, não é literal. Isto significa intimidade com a presença de Deus, de um modo que não precisamos agir de forma religiosa na frente das outras pessoas para que elas saibam que pertencemos à Jesus. Quem é de Cristo exala o perfume de Cristo por onde passa! "Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem."(II Coríntios 2:15)
Aqueles que são de Cristo são luz, e brilham para a glória Daquele que os criou:"Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti."(Isaías 60:1)
Nunca se esqueça:"O caminho de Deus é perfeito..."(II Samuel 22:31a) e em Cristo há simplicidade.Há um versículo em Romanos 13:10 que encerra a essência do mandamento de Deus e da simplicidade do Evangelho de Cristo:"O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor."

17 de julho de 2012

A preguiça não te deixa vencer!

Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Provérbios 6:9 (O preguiçoso não tem coragem de sair da mesmice em que se encontra.) 

O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar. Provérbios 21:25 (O preguiçoso não tem coragem de alcançar seus objetivos porque não quer trabalhar.) 

Diz o preguiçoso: Um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas. Provérbios 22:13 (O preguiçoso não tem coragem de reagir positivamente.) 

Como a porta gira nos seus gonzos, assim o preguiçoso na sua cama. Provérbios 26:14 (O preguiçoso não tem coragem de sair do estado de prostração em que se encontra.) 

A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta. Provérbios 13:4 (O preguiçoso vive de sonhos que nunca se realizam porque não toma uma atitude na vida.) 

O preguiçoso esconde a sua mão ao seio; e não tem disposição nem de torná-la à sua boca. Provérbios 19:24 (O preguiçoso não tem coragem de trabalhar ainda que seja para seu próprio sustento.) 

O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega, mas nada receberá. Provérbios 20:4 (O preguiçoso não tem coragem de aproveitar as oportunidades.) 

O preguiçoso deixa de assar a sua caça, mas ser diligente é o precioso bem do homem. Provérbios 12:27 (O preguiçoso deixa tudo para depois, e esse depois nunca chega.) 

O caminho do preguiçoso é cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é bem aplanada. Provérbios 15:19 (O preguiçoso tem um caminho triste e difícil porque se recusa a fazer a coisa certa: trabalhar.)

Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que respondem bem. Provérbios 26:16 (O preguiçoso acha que está sempre com a razão, mesmo não fazendo nada para mudar sua própria situação.) 

A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma indolente padecerá fome. Provérbios 19:15 (O preguiçoso vive uma vida de fracasso e penúria, porque não tem coragem de lutar e vencer.) 

Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Provérbios 6:6 (O preguiçoso não percebe os bons exemplos de determinação e onde estes caminhos poderiam levá-lo se tivesse coragem.)

11 de julho de 2012

Indiscreta?! Eu?!

"Como jóia de ouro no focinho de uma porca, assim é a mulher formosa que não tem discrição."Provérbios 11:22
Vamos falar hoje da mulher indiscreta. Esse é o comportamento dela:"E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém." I Timóteo 5:13
A mulher indiscreta não contém sua língua, falando o tempo todo de tudo e de todos. Ela não se satisfaz apenas em receber as visitas em sua casa e assim comentar sobre a vida das pessoas, mas sai visitando de casa em casa, ociosa, ou seja, sem fazer algo que seja importante, simplesmente pelo prazer de ouvir e contar novidades.
Ela costuma ser curiosa, pois através da curiosidade consegue obter informações que serão fruto de novas conversas sobre a vida alheia.
A mulher indiscreta fala o que não convém, porque não tem domínio próprio. Ela fala muito de modo que não consegue conter as palavras, sendo responsável por verdadeiras confusões por conta de suas conversas:"Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia."Tiago 3:5
Com suas palavras ela complica a vida de outras pessoas, contando coisas que não são do seu interesse.
A mulher indiscreta corre perigo, podendo trazer para si mesma grandes complicações:"O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói." Provérbios 13:3
Você tem sido uma mulher indiscreta, que não consegue se conter quando sabe de alguma novidade a respeito de alguém? Sai comentando assuntos que nem sabe realmente se são verdade, sem medir as consequências das suas palavras?
A mulher indiscreta sempre se antecipa, pois não consegue admitir que alguém atravesse o seu caminho e conte uma novidade antes dela!
Não seja essa mulher! O Senhor não nos deu um temperamento descontrolado. Podemos conter as palavras, ser sábias para ouvir e mais sábias ainda para não comentar o que pode ferir outras pessoas.
Faça o teste: passe um dia inteiro sem fazer nenhum comentário negativo a respeito de ninguém. Se você conseguir, tente novamente no dia seguinte, e a cada dia acrescente um novo dia sem comentar.
No lugar de ser acusada de indiscreta, seja uma mulher prudente. Não se antecipe nas palavras:"Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo." Provérbios 25:11
Antes de abrir a boca para comentar sobre a vida de alguém, pense nos malefícios que isso pode trazer sobre a pessoa de quem você estará comentando, e como você será vista "repassando" informações sobre a vida alheia.
Quer um conselho? Se quiser mesmo falar da vida de alguém, fale de Jesus!

5 de julho de 2012

Conhecendo e prosseguindo

"Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal." Hebreus 5:12-14
 O texto aos Hebreus nos exorta a aprender com a Palavra de Deus e não permanecer como meninos no conhecimento.
Há quanto tempo somos participantes na casa de Deus? Sabemos de fato quais são as bases da nossa fé?
A palavra nos alerta a conhecer e prosseguir em Oséias 6:3a "Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor..."
O que acontece em nossos dias é que muitos cristão não estão prosseguindo no conhecimento de Deus. Se contentam somente em conhecer ao Senhor no princípio de sua fé, quando ainda estão no primeiro amor. O fervor do primeiro amor deve ser cultivado dia após dia para não corrermos o risco de esfriar na fé.
A palavra ainda nos chama a atenção a respeito do conhecimento de Deus, onde muitos já deveriam ser mestres com tudo o que tem aprendido mas permanecem estacionados ainda necessitando que lhes ensinem a base da Palavra de Deus, sem avançar e sempre retomando ao conhecimento inicial, sem aprender bases mais sólidas para a vida espiritual.
A palavra é comparada ao alimento sólido e ao leite. O alimento sólido é a base e a continuidade do que aprendemos da parte de Deus através da sua Palavra, e o leite representa o que aprendemos no início de nossa fé.
Quanto será que conhecemos de Deus? Já estamos no alimento sólido? Ou ainda precisamos do leite porque não temos estrutura e nem experiência o suficiente para suportar as provas mais duras que somente aqueles que conhecem a Deus e a Sua Palavra com mais intimidade podem suportar?
O risco que corremos por não prosseguir conhecendo à Deus, é que vamos aos poucos nos afastando do objetivo de ter Jesus como Senhor da nossa vida e nos tornando presas fáceis das adversidades da vida.
Aquele que passa um longo período sem estudar a palavra de Deus, sem frequentar os cultos, sem orar ou jejuar vai esfriando aos poucos na fé, ficando estagnado no conhecimento de Deus. Ele pode até não se esquecer do que foi aprendido, porém não vai avançar no conhecimento.
A Bíblia nos diz que aquele que se alimenta de leite, ainda não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. É como se fosse uma criança na fé!
O propósito de Deus a nosso respeito é este:"Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo."(II Pedro 3:18a)
Quem não se interessa em prosseguir conhecendo à Deus através da sua palavra, consequentemente corre o risco de não crescer na graça e conhecimento de Deus, podendo até mesmo ser levado por doutrinas estranhas e contrárias à palavra.
Deus quer que cresçamos na graça, e isso só é possível através do melhor conhecimento de Deus pela sua Palavra.
Ele quer que nos aperfeiçoemos para a obra do ministério e isto só é possível se nos dedicarmos.
Em Efésios 4:11-14 lemos:"E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente."
Aquele que se contenta em se alimentar apenas do "leite espiritual" sem se preocupar em obter "alimento espiritual sólido" não estará firme quando vierem as provações.
Deus quer que nos esforcemos em aprender mais, porque desse modo descobrimos qual é o talento de Deus em nossa vida.
Um bebê quando nasce, não tem condições de comer alimento sólido, precisa do leite para sua subsistência. Contudo, conforme vão se passando os anos, ele já não mais será alimentado somente com leite como no início, passando a comer alimento sólido.
Com o cristão não é diferente. Temos que crescer na graça e no conhecimento para nos aperfeiçoar para os projetos que Deus tem para nós.
O chamado ao conhecimento de Deus é para todos. Alguns se enganam pensando que somente os pastores, evangelistas, diáconos e pregadores devem aprender mais da Palavra. Não há em toda a Bíblia nenhuma proibição quanto a se obter conhecimento de Deus.
Em Provérbios 4:4 diz: "E ele ensinava-me e dizia-me:Retenha as minhas palavras o teu coração: guarda os meus mandamentos e vive."
Prosseguir conhecendo ao Senhor vai nos trazer experiência com sua Palavra.
Em João 14:26 lemos:"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito."
Como lembraremos do que o Senhor nos tem dito se não lermos sua Palavra?
Somente o que foi aprendido poderá ser lembrado!
Vamos ficar atentos ao que Deus está nos dizendo, e lembraremos no tempo oportuno quando for necessário usar sua Palavra.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...