27 de setembro de 2012

A mulher cristã e o feminismo

"E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." Gênesis 1:27
A mulher cristã pode dizer que vive nadando contra a maré quando o assunto é feminismo.
O feminismo atual prega que a mulher deve ser igual ao homem. Em primeiro lugar, o Senhor não criou seres iguais. O homem tem suas características próprias que uma mulher não tem, e vice e versa.
A respeito dos direitos, como cidadãs realmente as leis podem falar melhor sobre isso, dando à mulher direito ao salário maternidade, estudo em universidades e em várias áreas. Praticamente há poucas proibições no que diz respeito ao trabalho, pois hoje em dia as mulheres já atuam em muitas áreas antigamente consideradas masculinas.
O que não é aceito pelo feminismo, é a mulher ter seu lugar próprio dentro da família e o homem também ter o seu papel, sem que a ordem deles seja invertida ou alterada.
Para o homem o Senhor diz:"No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás." Gênesis 3:19
Está na responsabilidade do homem ser o provedor do lar, ainda que sua esposa trabalhe, ele como cabeça da família não pode deixar de assumir o seu papel.
"Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo." 1 Coríntios 11:3
Muitas mulheres, mesmo as servas de Deus, tem dificuldade em assumir que o homem é o cabeça da mulher, porém se esquecem que isso não quer dizer que ele tem autoridade de fazer tudo o que quiser sem se importar com os sentimentos de sua esposa e com o que ela pensa a respeito.
O Senhor colocou sobre a mulher casada o homem como cabeça, mas isso não significa que a mulher seja a cauda!
O fato, é que a mulher tem seus deveres dentro do lar que ainda que seu esposo seja muito compreensivo e divida com ela as tarefas, ela deve compreender que essa é a parte que lhe cabe dentro da organização da família no casamento.
O melhor exemplo que temos de uma mulher que sabia que parte lhe cabia dentro do casamento é a mulher virtuosa de Provérbios 31:10-31:"Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão.Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas.Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca.Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado.Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata.Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura.Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra.Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores.A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro.Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva.Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas."
Ela cumpria o seu papel de mulher, esposa e mãe e ainda tinha vida profissional, era admirada pelo seu esposo, fazia negócio e era querida pelos seus filhos.
Então, porque temos que ser iguais aos homens, se Deus nos fez diferentes com necessidades e habilidades diferentes?
Servas de Deus, não precisamos das idéias do feminismo, o que precisamos é da orientação do Senhor, pois Ele é o criador da família, e não criou uma instituição falida e cheia de transtornos. São nossas atitudes que determinam o bem estar de nossas famílias. A mulher tem sua parte de responsabilidade e o homem também. Cada um cumprindo a sua não fica pesado para ninguém. A mulher é ajudadora do homem, não o seu fardo, e o homem é o cabeça da família, não o ditador autoritário.
"Não obstante, vós, cada um de vós em particular também ame a própria esposa como a si mesmo, e a esposa respeite ao marido." Efésios 5:33

21 de setembro de 2012

A mulher rixosa

"É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça." Provérbios 21:19
Sabe aqueles dias em que você está insuportavelmente irritada e não se importa em passar para todos que lhe rodeiam como você está se sentindo por causa do seu comportamento alterado? Cuidado, você está a beira de se tornar uma mulher rixosa.
Há mulheres cristãs que não admitem que fazem parte deste clube: o clube da mulher rixosa.
Reclamam de tudo, nunca estão satisfeitas, irritam até mesmo seus próprios filhos e o esposo então é o que mais sofre quando a esposa é uma mulher rixosa.
Esse é um assunto tão sério mas tão desprezado por muitas mulheres de Deus, que o Senhor diz:"É melhor morar num canto de telhado do que ter como companheira em casa ampla uma mulher briguenta." Provérbios 21:9
Imagine só um homem desejar morar num cantinho do que em uma casa grande com a mulher briguenta! Isso mostra como o comportamento da mulher rixosa transtorna um lar. Ninguém tem prazer de estar com ela, porque sabe que todo o tempo ela estará reclamando, murmurando, procurando um modo de começar uma discussão.
"O gotejar contínuo em dia de grande chuva, e a mulher contenciosa, uma e outra são semelhantes." Provérbios 27:15
Ela é irritante em tudo o que diz, e muito repetitiva, reclamando sempre das mesmas coisas todos os dias.
Talvez você pense:"Mas eu tenho motivos para reclamar!" E por acaso reclamar está mudando as situações que lhe irritam? Se a resposta for não, então é hora de mudar de atitude.
Não deixe que esse comportamento vicioso lhe domine e acabe com a harmonia do seu lar. Quando o marido não sente mais prazer em voltar para casa, porque sabe que vai encontrar uma mulher insuportável reclamando de tudo, ele não estará mais preocupado com a hora de chegar, porque já sabe o que o aguarda.
Se você for uma mulher rixosa não negue. Mude enquanto há tempo. Sua família não merece viver transtornada porque você não controla o mau humor.
Siga a recomendação do Senhor:"Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas." Filipenses 2:14
Sua família vai perceber, seu marido sentirá prazer de chegar em casa e você se sentirá muito melhor e sem estresse.
Diga adeus ao clube da mulher rixosa!
 

15 de setembro de 2012

Cuidado com a inveja

"O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos."Provérbios 14:30
É muito bom quando nossa mente está povoada de bons pensamentos, e nosso coração cheio de  sentimentos de amor. Nos sentimos alegres e a impressão que temos é que nada pode nos tirar essa paz.
A palavra de Deus diz que o sentimento sadio é vida para o corpo. Quando estamos felizes, nos sentimos bem até mesmo fisicamente, com mais ânimo e disposição. Sorrir é fácil!
Um sentimento capaz de arrasar todo esse bem estar se chama inveja. Ela é descrita como algo tão ruim, que há até mesmo uma pergunta a respeito dela na palavra de Deus:"O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja?" Provérbios 27:4
A inveja amargura a alma, porque ela nos faz vermos as coisas pelo ângulo errado, e a fazer perguntas que acabam com nossa auto-estima:"Porque ela pode e eu não posso? Porque ela tem e eu não tenho?"
A inveja trás questionamentos que não seriam necessários se nos apegássemos aos sentimentos e pensamentos corretos:"Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." Filipenses 4:13
Sim, você realmente pode em Jesus possuir tudo o que o Senhor tem preparado para a sua vida. Às vezes nos amarguramos querendo possuir coisas que não serão para a glória de Deus, e que consequentemente vão nos afastar da presença de Dele.
Nem tudo o que desejamos, vai mesmo suprir os nossos anseios. Há quem inveje o jardim da vizinha, mas não pensa que para que ele passe o ano inteiro florido ela tem muito trabalho em cuidá-lo e muita dedicação.
A inveja lhe faz querer o que os outros tem, mas não lhe faz ter a mesma vontade de fazer o que os outros fazem para alcançar seus objetivos.
Você gostaria de ter uma casa requintada, com móveis novos, porque foi na casa de uma amiga e viu que ela está com uma mobília renovada, mas talvez não queira trabalhar fazendo hora extra, ou ter um segundo emprego para ter dinheiro o suficiente para que isso seja possível.
Tudo tem seu preço, e o preço que se paga por sentir inveja é ter um coração amargurado. Quando a palavra de Deus diz que ela é a podridão dos ossos, é porque pode corroer o que temos de melhor dentro de nós.
Uma pessoa invejosa se sente infeliz e inferior, e imagina que se possuir o que os outros possuem vai se sentir superior, não vai estar "por baixo". Isso é um engano. Não é o que possuímos que vai nos fazer feliz, mas é o que somos! Se você se acha inferior por não possuir o que outra pessoa tem, então você ainda não descobriu quem você é em Cristo!
"Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros."Gálatas 5:26
Entregue seu coração para Jesus cuidar:"Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa." Tiago 3:16
Se você se sente perturbada por esse sentimento tão maléfico, o Senhor lhe diz:"Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade." Tiago 3:14
Confesse ao Senhor o que você tem sentido, não minta para si mesma pois o Senhor lhe conhece, e seja livre desse sentimento.
Nunca se esqueça que o sentimento sadio é vida para o corpo, e que a inveja não é um sentimento sadio. 

9 de setembro de 2012

Quando ninguém lhe estende a mão

Nem sempre podemos contar com a ajuda das pessoas que nos rodeiam.
Quando fazemos algo no intuito de sermos recompensados e a retribuição não vem, ficamos muito frustrados. 
Deus nos deu o maior exemplo de bondade:"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."(João 3:16) E o que lhe damos em troca de tão grande amor???
Podemos aprender muito com a bondade de Deus e pararmos de fazer o bem com segundas intenções.
Quantas vezes você já beneficiou alguém na confiança que receberia algo em troca? Talvez diversas vezes.
Pensamos que o fato de não receber nada ao ajudar alguém seja algo muito ruim para o nosso ego, mas para Deus não é.
Em Atos dos Apóstolos 20:35 lemos o que Jesus disse a respeito de dar:"Tenho-vos mostrado em tudo que trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber."
Já em IICoríntios 9:7 a Palavra de Deus nos diz:"Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria." 
Além  de aprendermos com o Senhor a fazer o bem sem aguardar das mãos dos homens a recompensa, o Senhor ainda nos alerta a não fazer o bem com o intuito de nos engrandecermos diante das pessoas:"Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; para que a tua esmola seja dada ocultamente: e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará publicamente." (Mateus 6:4)
Pense só que lindo da parte de Deus, fazermos o bem sem sair "tocando trombeta" e o Senhor nos recompensar diante de todos, não para nossa honra, mas para a glória do nome Dele!
Então, da próxima vez que precisar de ajuda e ninguém lhe estender a mão, não fique triste. Estenda você a mão a quem precisa, sem esperar nada em troca. Aquilo que fazemos deve ser feito para a glória de Deus, e não para engrandecimento e orgulho próprio:"Cada um administre aos outros o dom como o recebeu como bons dispenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus: se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o poder para todo o sempre. Amém" (I Pedro 4:10,11)
Nossa confiança quando precisamos de ajuda deve ser depositada em Deus:"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele tudo fará." (Salmo 37:5) 
Lembremos que os homens são falhos, e que nós também nos incluímos neste grupo quando não correspondemos as expectativas de quem nos ajudou num momento de dificuldade.
Ter espírito voluntário para ajudar a quem precisa pode ser uma tarefa difícil para quem está acostumado somente a receber e nunca a dar.
Exerça a bondade, beneficiando alguém que não poderá lhe dar nada em troca. Aprendemos muito com isso, aprendemos um pouco sobre o amor de Deus, que é incondicional. Deus não depende do nosso amor para que Ele nos ame:"Nós o amamos a Ele porque Ele nos amou primeiro."(I João 4:19)

3 de setembro de 2012

Sem escândalo

"E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!" Lucas 17:21
Quem ainda não ouviu falar de pessoas que dizem pertencer à Jesus, mas provocam escândalo trazendo assim vergonha para o nome do Senhor? Sabia que nem mesmo nós estamos livres de fazer parte deste grupo de pessoas?
O Senhor nos orienta desse modo:"Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia." 1 Coríntios 10:12
Isso mostra que ninguém está livre de fazer coisas que desagradem à Deus. Nosso testemunho de vida pode falar mais alto do que nossas palavras:"Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo." 1 Timóteo 3:7
Quando o Senhor Jesus foi preso pelos romanos para ser crucificado, Pedro que fugiu ao saber da prisão foi reconhecido por uma mulher e por outras pessoas:"E a criada, vendo-o outra vez, começou a dizer aos que ali estavam: Este é um dos tais. Mas ele o negou outra vez. E pouco depois os que ali estavam disseram outra vez a Pedro: Verdadeiramente tu és um deles, porque és também galileu, e tua fala é semelhante."Marcos 14:69,70
Pedro foi reconhecido pela fala. Se você tem um relacionamento com Deus, quem lhe conhece pessoalmente sabe disso, por causa da sua fala, pois aquele que serve ao Senhor busca ser semelhante ao Mestre no comportamento e modo de falar. Então, quando acontece o caso de você fazer algo que envergonhe o nome de Cristo, a primeira coisa que as pessoas pensam é:"Ela parecia cristã pelas coisas que dizia."
Não é da vontade do Senhor que você seja a autora do escândalo:"Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado." 2 Coríntios 6:3
Quando damos escândalo, tendo atitudes que desagradam à Deus diante das pessoas, envergonhamos o evangelho de Cristo, e somos censuradas, pois as pessoas não poupam os comentários:"Ué, mas não disse que é serva de Deus e faz isso, ou fala esse tipo de coisa???"
"Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta." Hebreus 12:1
Não vamos nos embaraçar com as coisas dessa vida. Temos o caminho a seguir que se chama Jesus. Lembre-se: sua vida é o espelho do seu relacionamento com Deus!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...