1 de janeiro de 2013

Organizando o tempo

"A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta." Provérbios 13:4
Você se considera uma pessoa preguiçosa? Algumas pessoas quando confrontadas com uma pergunta dessas, tentam disfarçar, dissimulam e no fim não respondem. Ou dizem que não são preguiçosas, apenas tem um jeito diferente de fazer as coisas e usam o tempo de outra forma!
O fato, é que a pessoa preguiçosa tem um grande problema em mãos para resolver, e o pior, lhe falta coragem!
A única parte do corpo da pessoa preguiçosa que não sente preguiça é seu cérebro. O cérebro não pára de fazer planos, de armar esquemas para realizar as coisas, mas parece que anda na contra-mão do corpo, que não responde a nenhum estímulo.
A pessoa preguiçosa vai esperando o tempo passar para dizer depois que não fez algo por falta de tempo. Ou então passa sua responsabilidade para outra pessoa, pois caso algo não tenha sido realizado por causa de sua preguiça, a desculpa será outra, não foi feito porque "fulano" não fez e a culpa não é minha!
A pessoa preguiçosa tem um sério problema com a organização das coisas. A falta de coragem lhe impede de ter o prazer de ver suas próprias coisas organizadas, guardadas nos lugares adequados. 
Como há preguiça de realizar qualquer esforço, vai adiando a faxina, até que não tenha mais como se locomover ou encontrar as coisas com facilidade dentro de casa.
Já pensou em se livrar da preguiça? Algumas pessoas sentem preguiça até mesmo de pensar em se livrar dela!
Mas vamos há alguns conselhos práticos que podem ajudar. Monte uma agenda diária.
Não quero dizer uma agenda semanal ou mensal, com tudo determinado como será. Quem sofre de preguiça, tem dificuldade em seguir agendas a longo prazo, então comece devagar para ir se livrando dela.
Antes de dormir, escreva num papel o que gostaria de fazer no dia seguinte e que não pode ser adiado. Quando o dia amanhecer, comece a tarefa de ver todos os itens da lista realizados até que termine o dia.
Se você conseguir isso no primeiro dia, continue até criar novos hábitos de organização. A agenda não precisa ser mesmo semanal ou mensal, pois você irá viver apenas um dia de cada vez, então faça apenas uma lista para o dia seguinte. Se pulou algum item da lista e não fez porque sentiu preguiça, inclua-o na lista do dia seguinte.
O número de itens fica por sua conta, afinal cada uma sabe o que lhe dá preguiça de fazer, mas que é necessário fazer.
Outro conselho prático: pare de fazer somente o que você gosta e faça aquilo que é necessário. Muitas de nós perdemos tempo fazendo só o que gostamos, gastamos todo o nosso precioso tempo em coisas desnecessárias e deixando de lado o que realmente precisa ser feito. Depois, quando somos repreendidas pela nossa própria família ainda queremos ter razão!
Um último conselho, e na verdade esse item pode ser o primeiro de sua lista, ore à Deus para se livrar da preguiça e tome uma atitude. A preguiça além de ser um mau hábito é também um pecado que nos afasta das coisas necessárias a serem cumpridas no dia a dia. Se você sente que a preguiça é mais forte que você, não minta para si mesma. Fale com o Senhor, confesse à Ele que você não tem conseguido realizar muitas coisas porque não consegue se organizar por causa da preguiça.
O Senhor perdoa as suas falhas, mas a decisão de se mexer, de sair dessa acomodação que está atrasando sua vida só depende de você.
Passe a organizar seu tempo, e com o passar dos dias, você verá que não é mais a preguiça quem está no controle de sua vida, mas você tomou as rédeas.
A preguiça é um mau hábito, mas hábitos podem ser modificados e bons hábitos podem ser adquiridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...