7 de abril de 2013

Não mude as coisas de lugar!

"Mas faça-se tudo decentemente e com ordem." 1Coríntios 14:40
É típico da mulher casada organizar a casa. Tudo deve estar em seu devido lugar, desde os pratos num lugar específico do armário, até as velas para quando faltar luz em casa, para não ficarem no escuro!
Mas o que torna a vida da família difícil por conviver com uma mulher extremamente organizada, é quando ela se acha a completa dona da casa, mantendo as coisas em lugares que somente ela pode responder onde estão.
O filho deixou os livros sobre a mesinha dentro do próprio quarto, para facilitar o estudo mais tarde. A mãe entra no quarto no intuito de arrumá-lo e os guarda na gaveta.
O marido coloca as ferramentas sempre dentro de um estojo próprio para ferramentas. A esposa ao ver as ferramentas espalhadas porque o marido teve que sair apressado e não as guardou, as junta e coloca em uma caixa dentro do porão. Ela não avisa depois que guardou as coisas em lugares diferentes. Apenas organiza tudo crendo que a ordem e a paz estão reinando finalmente. Esse é só o início do que pode se tornar um tormento. 
O filho entra no quarto e não encontra os livros onde os deixou:"Mãe, cadê meus livros?" O marido chega em casa, e percebe que suas ferramentas que estavam espalhadas além de não estar dentro do estojo não estão visíveis onde ele se encontra, e pergunta para esposa:"Cadê minhas ferramentas?"
Você se identifica com essas situações? Então comece a prestar mais atenção com o seu comportamento a respeito da organização da casa. O que pode ser bom para você pode não ser bom para os convivem em seu lar.
Quando organizamos o lugar onde vivemos, é natural saber onde tudo se encontra. Em minha casa, quando falta a luz, eu vou no escuro procurar as velas e o fósforo e sei exatamente onde eles estão! Isso porque conheço a casa onde moro.
Não faça de sua casa um lugar desconhecido para seus filhos e seu esposo. Tenha o costume de manter as coisas no mesmo lugar, para que aqueles que moram nela não fiquem desorientados sem saber onde procurar.
Quando fizer faxina, e resolver mudar as coisas de lugar, avise que está mudando a localização dos objetos. Isso vai evitar ter que ouvir perguntas durante todo o dia: "Amor, cadê meu creme de barbear? Mãe, você  viu minha escova de cabelo? Onde foi parar meu tênis? Mãe, onde estão minhas meias? Amor, você sabe onde está minha agenda?"
Um modo de não ter que ser o tempo todo a fonte de informações preciosa da família, quando estão todos perdidos dentro de casa procurando seus pertences, é delegar a cada um responsabilidade sobre suas próprias coisas.
Cada membro da família deve organizar seu espaço: os filhos arrumam seus quartos, o marido mantém seu escritório, ou seu espaço de trabalho em ordem.
Não é porque você é dona de casa, que deve invadir o espaço de todos, mantendo tudo do seu jeito. Isso causa transtorno e discussões desnecessárias. E principalmente: nunca jogue fora o que não é seu. Antes de tudo, pergunte. Às vezes não sabemos o quanto algo significa para um de nossos familiares, e na sede de ver a casa brilhando, vamos juntando tudo pela frente na hora da faxina e jogando fora até mesmo o que não nos pertence.
Ser organizada é uma virtude, mas fazer disso motivo de discussões em casa é imprudência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...