16 de outubro de 2013

Como seus olhos vêem?

"São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas." Lucas 11:34
É interessante notar como o simples olhar para alguém pode fazer a diferença em como está nosso estado de espírito.
Os olhos são representados aqui como uma lâmpada, que ilumina o nosso corpo, e a luz representa o modo como vemos. Mas a luz, representa o lado bom, quando não olhamos com maldade as atitudes daqueles que nos rodeiam, tirando conclusões precipitadas.
Infelizmente, todos os dias somos tentadas a pensar mal das pessoas, como por exemplo:"Fulana vem toda arrumada para o serviço para humilhar as colegas mais simples, Ciclano depois que comprou um carro novo está se achando o rei da rua, Beltrana pensa que é melhor só porque canta afinado." E assim vão as especulações a respeito do comportamento das pessoas quando temos olhos maus.
O olho mau não vê boas intenções em nada. Tudo o que vê é motivo para crítica. Ainda que encontre algo em alguém para elogiar, em seguida dispara a crítica:"Ela é tão bonita, pena que tem joanete!"
Olhar os defeitos dos outros, ou mesmo inventar defeitos e sugerir que alguém está tendo um comportamento que não temos certeza se é esta a real intenção da pessoa, é ter olhos maus.
Por acaso podemos saber o que as pessoas pensam, ou saber como elas se sentem por dentro? Na maioria das vezes, quando temos olhos maus, distorcemos o real sentido das coisas.
Aconteceu uma vez um fato com minha mãe, e eu lhe fiz pensar de outro modo para que ela não tivesse olhos maus. Uma irmã chegou na igreja, era uma das mais alegres e sorridentes, mas neste dia chegou de cara fechada e calada. Cumprimentou poucas pessoas e se sentou. Ao fim do culto minha mãe comentou comigo:"Como aquela irmã está estranha, quase não deu confiança para ninguém, estava com uma cara feia." Logo rebati:"Mãe, ela pode não estar se sentindo bem de saúde, quando ficamos doente é difícil ficar de bom humor." Mas até então ninguém sabia o que aquela irmã estava passando.
Conclusão: realmente aquela irmã havia vindo à igreja naquela noite passando mal, estava doente, e sua atitude poderia ter sido mal interpretada até mesmo por minha mãe, justamente porque a irmã não estava com o estado de ânimo de sempre. Naquela mesma semana aquela irmã faleceu.
Imagine se minha mãe e outras pessoas tivessem olhado para ela com olhos maus? Teriam com certeza comentado:"Se acha melhor que as outras por isso cumprimenta só quem quer, faz cara feia para os outros irmãos na fé porque não tem humildade."
Percebe como os olhos maus podem nos fazer injustas? Vamos tirando conclusões precipitadas sem nem ao menos pensar na realidade da situação. Olhos maus apagam a luz do nosso corpo, ficamos em trevas espirituais e sujeitas a pensamentos ruins. Não permita que a sua luz se apague.
"Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas." Lucas 11:35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...