29 de agosto de 2013

Prudente como a serpente

"Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas." Mateus 10:16
Vemos nessa palavra como o Senhor nos instrui a sermos. Para o Senhor, que é nosso pastor, somos suas ovelhas:"Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido." João 10:14
A ovelha é conhecida por seu temperamento manso, sempre obediente à voz do pastor, não é um animal agressivo ou rebelde.
Ao mesmo tempo que o Senhor nos compara com a ovelha, Ele nos orienta a ter a prudência da serpente. A serpente é um animal atento, que não se precipita, com habilidade para deslizar sobre as superfícies, arma o bote na hora certa e com precisão.
Mas o que isso tem haver conosco, que somos ovelhas do Senhor? O Senhor se agrada do nosso comportamento obediente de ovelhas, mas espera que tenhamos prudência nas decisões, nas situações da vida, sempre atentas ao que se passa ao nosso redor, para não perdermos a oportunidade de falar do Seu amor às pessoas. Notem que a serpente é um animal muito observador. O Senhor requer de nós mais atenção ao meio que nos rodeia. Desligue o piloto automático da vida e passe a ver o mundo com olhos atentos, você vai perceber coisas que o Senhor está lhe mostrando mas que por sua falta de atenção você ainda não tinha notado.
Apesar da prudência da serpente, o Senhor espera de nós o comportamento inofensivo das pombas. Elas são aves dóceis, não dadas à violência, apenas buscando alimento onde pousam.
As pombas não fazem mal a outros animais, e nossas atitudes devem ser baseadas em fazer o bem:"Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." Tiago 4:17
O Senhor fala sobre estes animais, porque deste modo podemos aprender um pouquinho sobre que aspectos deles podemos levar para nossa vida diária.
Uma ovelha no meio de lobos é uma presa fácil, mas se tiver a prudência da serpente, não entrará em situações de risco.
Assim é como vivemos, como ovelhas no meio dos lobos, e muitos são os lobos tentando devorar nossa fé: a sedução das riquezas, a sensualidade do mundo, a ganância desenfreada. 
Uma ovelha prudente se desvia dos lobos, não se coloca em situações perigosas andando desgarrada do rebanho e longe do pastor que cuida da sua vida e subsistência.
Não saia do aprisco do Senhor, quanto mais perto você estiver do pastor, mais protegida estará:"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem." João 10:27
Lembre-se que trilhando caminhos longe do rebanho e do pastor sua vida  estará em perigo. Enquanto você ouvir a voz do pastor, estará em segurança.
A prudência torna Deus presente em nossa vida:"E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o SENHOR era com ele." 1 Samuel 18:14
Aceite o conselho do Senhor, e tenha sua vida assegurada por Aquele que cuida das ovelhas:"Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência." Provérbios 4:1 


23 de agosto de 2013

Não aceito ser mais um

Não aceite em ser apenas mais um cristão conformado com o mundo, com a situação, com a vida. Deus te dá poder para transformar, a começar de si mesmo. Deixe de agir como cristão e passe verdadeiramente a ser um cristão. Seja você a flecha nas mãos de Deus, usada para atingir o alvo em nome de Jesus. Comece renovando seu pensamento, pensando no que Deus tem lhe preparado, e o que já tem recebido Dele.
"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2

Ouça o louvor Não aceito ser mais um e não se conforme, avance em nome de Jesus.

17 de agosto de 2013

Série: O discípulo e o crente - Parte 12

• O crente exige que os outros o visitem; o discípulo visita.
Alguns crentes quando estão doentes reclamam que ninguém os visita. Então começam a dizer: "eu não sou mesmo importante para ninguém, ninguém veio me ver..."
Ficam muito sentimentais quando passam por alguma enfermidade enquanto aguardam que alguém apareça para vê-los. 
Mas estes crentes muito sentimentais se esquecem que quando alguém que eles conhecem está doente, eles não se movem para visitá-lo.
Ficam esperando receber das pessoas exatamente aquilo que eles não dão: atenção.
Infelizmente, ficam se sentindo os coitadinhos e não se recordam nem por um momento quando alguém precisou de sua visita e de uma palavra de apoio. Ele acaba recebendo exatamente aquilo que ele está dando.
O discípulo não fica parado. Se sabe que alguém está doente ou em situação difícil é o primeiro a se mover em direção ao que precisa e oferecer ajuda, e ainda que não consiga ajudar de modo eficaz, fica ao lado e lhe dá o apoio necessário para que possa enfrentar a situação que está vivendo.
O discípulo não fica pensando nos próprios sentimentos, nem se lamentando se acaso ficar doente e ninguém lhe visitar. O que faz para o próximo não é como uma troca, mas faz com amor de modo incondicional, como se estivesse fazendo para o próprio Senhor Jesus: "Estava nu e vestistes-me, adoeci e visitastes-me, estive na prisão e fostes verme." Mateus 25:36
O crente que pensa que a obrigação dos outros cristãos é estar presente em todas as suas necessidades, ainda não aprendeu os benefícios de ajudar a quem precisa. Na mente dele, imagina que quem precisa de ajuda é ele, e que quando alguém está precisando, outros podem ajudar, e que não é preciso que seja necessariamente a sua pessoa que vá estender a mão!
"Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber." Atos dos apóstolos 20:35
E você, tem sido como o crente ou como o discípulo?

Na próxima postagem da série O discípulo e o crente, veremos • O crente busca na palavra promessas para a sua vida; o discípulo busca vida para receber as promessas da palavra.
Fique ligada!

11 de agosto de 2013

A noiva de Cristo

"Porque, como o jovem se casa com a virgem, assim teus filhos se casarão contigo; e como o noivo se alegra da noiva, assim se alegrará de ti o teu Deus." Isaías 62:5
Muito lindo e especial o amor de Deus para conosco. Somos para o Senhor como a noiva que é muito amada pelo noivo.
Vendo pelo lado humano, a mulher que um dia já foi noiva ou está noiva, sabe como é a alegria de se encontrar com seu noivo, de fazer planos, de se preparar para o casamento para finalmente estar junto do noivo, vivendo em união num lar bem edificado.
O Senhor compara nosso relacionamento com Ele com o noivado. É um momento de expectativa, onde almejamos com todo o coração que o dia do casamento chegue, para realizarmos os sonhos e projetos feitos durante o noivado.
A noiva de Cristo é a mais feliz das noivas, porque tem o melhor noivo do mundo! O próprio Senhor é o noivo, e o casamento é o encontro com o Senhor, e com Ele vamos viver para sempre!
Qual é a noiva que não se alegra quando sabe que o noivo está para chegar? E quando ela sabe que ele está próximo, se arruma, se prepara da melhor forma possível para recebê-lo com todo carinho. Cuida de todos os detalhes para que o noivo se sinta feliz em encontrá-la, se sinta bem em sua presença.
Assim somos nós para o Senhor. Como igreja de Cristo, somos a noiva que aguarda a chegada do noivo. E como é que temos esperado por Ele? Com alegria de saber que vamos recebê-lo, ou com enfado achando que o dia do casamento está tão distante que nos descuidamos dos preparativos?
Como noiva de Cristo, não podemos permitir que o tempo nos faça desanimar. Nosso noivo é fiel e justo, e cumpre exatamente o que promete. Ele vem, e como vai nos encontrar? Como uma noiva paciente e cuidadosa que preparou tudo para o encontro, ou como uma noiva desinteressada, que não está nem mesmo vestida devidamente para recebê-lo?
Noiva de Cristo, nunca se esqueça do privilégio de ter o Noivo que tem. Ele vem buscar a noiva fiel, que não se deixou enganar pelas ofertas de prazer momentâneo, que não desperdiçou seu tempo preocupada com coisas que julgava mais importantes e interessantes que o encontro com o Noivo.
"O Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida." Apocalipse 22:17

5 de agosto de 2013

Amigos do Senhor

"A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança." (Salmo 25:14)
O Senhor Jesus tem tanto a nos ensinar, a nos dizer, mas Ele não é de modo nenhum invasivo. Ele não nos força a conhecê-lo, ao contrário, aguarda nosso interesse.
Podemos ser seus amigos íntimos, sabendo de coisas que Ele só revela para aqueles que o temem.
Jesus deixou claro que não espera daquele que é seu discípulo que seja apenas um servo de Deus, mas que seja seu amigo:"Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenhos dado a conhecer." (João 15:15) Isso para nós é um verdadeiro privilégio!
Só é uma pena que nem todos querem um privilégio como este:"Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, gananciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, sem afeto natural, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus." (IITimóteo 3:1-4)
Por mais incrível que pareça, muitos vão preferir trocar a amizade com o Senhor pelos prazeres que os cercam, ainda que estes prazeres não lhe tragam benefícios, mas ao contrário, os destruam.
Se você já é amigo do Senhor, seja sincero em sua amizade. Mas se ainda não é, saiba que o Senhor aguarda por sua amizade também. Ele é o melhor amigo que alguém poderia ter. É fiel até o fim.
Lembre-se que o que o Senhor tem para revelar, será revelado para aqueles que são seus amigos. Com estes Ele faz uma aliança. 
Para ser amigo do Senhor, basta ter interesse em conhecê-lo. Afinal, como você teria a amizade de alguém por quem você não tem interesse em saber quem é!
Muitos dizem que conhecem o Senhor, mas nem todos que dizem conhecê-lo são realmente seus amigos. O procuram somente quando a situação está difícil, e assim que tudo melhora não se lembram mais dele. Isso não pode ser chamado de amizade verdadeira.
Faça uma aliança com o Senhor Jesus, desfrute da amizade Dele, e você verá como é bom ter um amigo fiel para todas as horas!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...