25 de fevereiro de 2014

Cuidado para não cair!

"Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia." (ICoríntios 10:12)
Nenhum cristão está imune dela, nem os que oram, nem os que leem a Bíblia diariamente, nem mesmo aqueles que evangelizam ou que pregam, ou ainda os que jejuam. 
Ela está diante de todos eles e todo cuidado é pouco.
Eu estou falando dela, a queda. 
Para o cristão, geralmente o termo usado é "cair em pecado", o que significa que o pecado nos coloca num nível mais baixo.
Observe que o versículo no início dessa postagem diz: "aquele, pois, que PENSA estar em pé..." 
O grande problema de cristãos que caem em pecado, é que eles pensam que estão de pé. Pelo fato de estarem sempre participando dos cultos e dos trabalhos na igreja, imaginam que isso é o suficiente para estarem de pé.
Outros acabam confiando em si mesmos, demonstrando uma personalidade de super-crentes, acima de todo mal, inatingíveis.
Essa palavra não estaria na Bíblia se não fossemos  tão vulneráveis, não é mesmo!
Você mesmo pode contribuir para a sua queda, tendo um comportamento inadequado que o fará cair em uma armadilha.
Vemos isso claramente na vida de Sansão (Juízes capítulos de 13 a 16). Sansão  foi gerado por uma mulher que era antes estéril. Havia uma promessa sobre a vida dele e ele foi consagrado à Deus desde o ventre de sua mãe. Sansão não deveria beber bebida alcoólica, não tocar em cadáveres de nenhum tipo (parentes ou animais) e não poderia também cortar o cabelo, pois ele era reconhecido como nazireu consagrado de Deus até o dia de sua morte, este era um voto que ele deveria cumprir enquanto vivesse, pois sua missão era livrar o povo de Israel das mãos dos filisteus.
Sansão cresceu ciente de sua missão, e o que não deveria fazer para que não fosse quebrado o voto de nazireu, mas ele não obedeceu. Casou-se com uma filistéia (justamente uma mulher do povo que oprimia Israel), matou um leão e dias depois tocou em seu cadáver para comer um favo de mel que se encontrava nele, e teve seu cabelo cortado depois que revelou o segredo de sua força sobrenatural.
A queda de Sansão não foi de uma vez, foi aos poucos, gradativamente. Quando ele se deu conta, já tinha quebrado todos os votos do nazireado.
E você, quanto tempo vai demorar para perceber que a cada pecado que você se permite experimentar, você cai mais um degrau?
Sansão pensava que estava de pé, quando já havia quebrado alguns dos votos do nazireado, até que todos os votos foram quebrados e ele foi zombado por todos.
Não espere que sua situação chegue ao extremo de cair em pecado e se sentir envergonhado, porque estava confiado que conseguiria resistir. Deus não nos deu um corpo desgovernado, que nos faz entrar em situações embaraçosas e depois usa a desculpa de que não conseguiu aguentar. Nem podemos usar esta desculpa, pois a palavra de Deus diz:"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar." (ICoríntios 10:13)
Só há um modo de não satisfazer o desejo de pecar que mora dentro de cada um de nós:"Andai no Espírito, e jamais satisfareis à concupsciência da carne." (Gálatas 5:16)
Esta batalha  cada um de nós pode travar. Escolha se quer continuar de pé.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...