27 de março de 2014

É melhor serem dois

"Melhor é serem dois do que um, porque tem melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro: mas ai do que estiver só; pois, caindo não haverá outro que o levante." Eclesiastes 4:9,10
A vida no casamento não deve ser encarada como uma disputa. Marido e mulher devem agir em parceria e companheirismo para que o relacionamento funcione da melhor maneira para os dois.
Um casamento onde a mulher está em constante competição com o marido, tentando provar quem tem mais poder de decisão dentro do lar, não tem muita possibilidade de criar um ambiente familiar de paz. A mulher que mostra diante dos filhos que o marido lhe é inferior, que ela é quem toma todas as decisões deixando a opinião dele em segundo plano, acaba tornando seu marido fraco e desanimado.
No outro extremo temos o marido, que pensa que ter autoridade no lar, é sinônimo de autoritarismo. Ele imagina que está no controle quando consegue subjugar tanto a esposa quanto os filhos debaixo de suas ordens, sejam elas corretas ou não. Um marido assim, acaba por oprimir toda a família, fazendo do ambiente familiar um tormento. Ele não se importa se suas decisões oprimem a esposa e os filhos, porque imagina que dando ordens está cumprindo seu papel de cabeça da família.
Tanto o comportamento da esposa dominadora e do marido autoritário estão fora dos padrões bíblicos para um bom relacionamento.
Deus colocou o homem como cabeça da família, mas definitivamente não colocou a mulher como cauda! É por isso que é melhor serem dois do que um. Pois quando o marido precisa de ajuda, ele conta em primeiro lugar com a ajuda da esposa para resolver assuntos que dizem respeito à família. Também a esposa, quando precisa de ajuda, deve contar em primeiro lugar com o marido e ter confiança que ele está do lado dela.
Agora imagine um casal onde cada um vive o seu mundo? O marido não se importa com o que se passa com a esposa e nem ela com ele, é como se vivessem debaixo do mesmo teto mas com vidas independentes. Cada um resolve seus problemas sem a ajuda do outro, porque não há companheirismo. São como dois estranhos que vivem debaixo do mesmo teto, a opinião, o que o outro pensa não tem validade.
A idéia de Deus para o casamento é que dois sejam um só:"E serão os dois uma só carne; e assim que já não serão dois, mas uma só carne." Marcos 10:8
Lembre-se que o casamento é um modo de se viver em companheirismo, em união, não é uma competição onde um tenta mostrar que é melhor que o outro. 
Casamento deve ser sinônimo de parceria, não de competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe o link de seu site ou blog para eu fazer uma visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...