25 de fevereiro de 2014

Cuidado para não cair!

"Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia." (ICoríntios 10:12)
Nenhum cristão está imune dela, nem os que oram, nem os que leem a Bíblia diariamente, nem mesmo aqueles que evangelizam ou que pregam, ou ainda os que jejuam. 
Ela está diante de todos eles e todo cuidado é pouco.
Eu estou falando dela, a queda. 
Para o cristão, geralmente o termo usado é "cair em pecado", o que significa que o pecado nos coloca num nível mais baixo.
Observe que o versículo no início dessa postagem diz: "aquele, pois, que PENSA estar em pé..." 
O grande problema de cristãos que caem em pecado, é que eles pensam que estão de pé. Pelo fato de estarem sempre participando dos cultos e dos trabalhos na igreja, imaginam que isso é o suficiente para estarem de pé.
Outros acabam confiando em si mesmos, demonstrando uma personalidade de super-crentes, acima de todo mal, inatingíveis.
Essa palavra não estaria na Bíblia se não fossemos  tão vulneráveis, não é mesmo!
Você mesmo pode contribuir para a sua queda, tendo um comportamento inadequado que o fará cair em uma armadilha.
Vemos isso claramente na vida de Sansão (Juízes capítulos de 13 a 16). Sansão  foi gerado por uma mulher que era antes estéril. Havia uma promessa sobre a vida dele e ele foi consagrado à Deus desde o ventre de sua mãe. Sansão não deveria beber bebida alcoólica, não tocar em cadáveres de nenhum tipo (parentes ou animais) e não poderia também cortar o cabelo, pois ele era reconhecido como nazireu consagrado de Deus até o dia de sua morte, este era um voto que ele deveria cumprir enquanto vivesse, pois sua missão era livrar o povo de Israel das mãos dos filisteus.
Sansão cresceu ciente de sua missão, e o que não deveria fazer para que não fosse quebrado o voto de nazireu, mas ele não obedeceu. Casou-se com uma filistéia (justamente uma mulher do povo que oprimia Israel), matou um leão e dias depois tocou em seu cadáver para comer um favo de mel que se encontrava nele, e teve seu cabelo cortado depois que revelou o segredo de sua força sobrenatural.
A queda de Sansão não foi de uma vez, foi aos poucos, gradativamente. Quando ele se deu conta, já tinha quebrado todos os votos do nazireado.
E você, quanto tempo vai demorar para perceber que a cada pecado que você se permite experimentar, você cai mais um degrau?
Sansão pensava que estava de pé, quando já havia quebrado alguns dos votos do nazireado, até que todos os votos foram quebrados e ele foi zombado por todos.
Não espere que sua situação chegue ao extremo de cair em pecado e se sentir envergonhado, porque estava confiado que conseguiria resistir. Deus não nos deu um corpo desgovernado, que nos faz entrar em situações embaraçosas e depois usa a desculpa de que não conseguiu aguentar. Nem podemos usar esta desculpa, pois a palavra de Deus diz:"Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar." (ICoríntios 10:13)
Só há um modo de não satisfazer o desejo de pecar que mora dentro de cada um de nós:"Andai no Espírito, e jamais satisfareis à concupsciência da carne." (Gálatas 5:16)
Esta batalha  cada um de nós pode travar. Escolha se quer continuar de pé.



19 de fevereiro de 2014

Ame mesmo assim

Pode ser que para muitos, amar não valha a pena, porque nos decepcionamos com as coisas e com as pessoas. 
Mas o Senhor Jesus nos mostra pelo seu exemplo de vida, que amar e crer vale a pena sim.
Nunca desista de crer, nunca desista de amar. Não ame somente a quem lhe ama, pois o Senhor nos diz:
"E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.
E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.
E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.
Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus." (Lucas 6:32-35)
Não meça o seu amor pelo tamanho das suas decepções:Grandes decepções=pouco amor/Pequenas decepções=muito amor.
Aquele que consegue amar apesar das decepções, tem caráter de vencedor na vida espiritual. 
Só é reconhecido como discípulo de Jesus, aquele que ama:"Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." (João 13:35) 
Se você não é reconhecido como discípulo de Jesus por seu testemunho de vida, então é hora de avaliar como você está distribuindo o amor de Deus para as pessoas com quem convive. Não permita que as lutas apaguem o amor que existe no seu coração, ame mesmo assim


13 de fevereiro de 2014

Série: O discípulo e o crente - Parte 22

• O crente velho é problema para a igreja; o discípulo idoso é problema para o reino das trevas.
Sabe porque o crente velho é problema para igreja? Aqui não estamos falando da idade cronológica, mas do tempo de fé que a pessoa tem. Alguns crentes, por já terem uma longa caminhada na igreja, deixam que o fervor dos primeiros dias em que conheceram o Senhor se apague.
Não contentes com o fato que agora faz parte do seu dia a dia, eles saem por ai desanimando outros crentes.  Quando veem que chegou em sua igreja um novo crente, dizem: "ah, mas essa alegria e empolgação é coisa de momento, com o tempo você vai ver que andar na fé não é fácil, no meu tempo, quando eu me converti..."
Assim, o crente velho joga areia nos sonhos dos outros, mostrando que um dia ele esteve numa posição espiritual elevada e que hoje, se contenta em viver de lembranças do passado. Passam o tempo constantemente se lembrando como foram seus primeiros anos na fé, como confiavam de todo o coração no Senhor e tinham sede pela palavra de Deus, e com um suspiro falam:"mas isso foi no passado."
O que vivem hoje é somente uma sombra do que foram quando estavam ainda no primeiro amor. O primeiro amor esfriou e por falta de cuidado, cairam na rotina.
O discípulo idoso é um problema somente para o inimigo das nossas almas. Ele se considera idoso por ter muita experiência com Deus, conhece a voz de Deus, e anda com Ele.
Sua vida é dirigida única e exclusivamente pelo Senhor, e por estar sempre em contato direto com Ele, percebe quando há armadilhas do inimigo sendo preparadas. 
Ele não pensa somente em se livrar das armadilhas do inimigo, mas também livra os outros que estão desavisados. Essa é sua missão: alertar aqueles que estão iniciando na fé que o inimigo é astuto, mas que  o Senhor  sempre dá o escape para aqueles que andam com Deus.
O discípulo não se lamentan dizendo que o início de sua fé foi melhor do que o que ele vive hoje. Ele se esforça para que o amor pelo Senhor não se esfrie em seu coração, e para que a chama da fé se mantenha sempre acesa em sua vida. 
Este é o discípulo fiel, que não se deixa levar pelas circunstâncias, mas é guiado pelo Senhor: "Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detêm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores, antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." Salmo 1:1,2

Na próxima postagem da série O discípulo e o crente, veremos • Os crentes se destacam construindo templos; os discípulos se fazem para conquistar o mundo.
Fique ligada!

7 de fevereiro de 2014

Será que ninguém se comove?

"Não vos comove isto, a todos vós que passais pelo caminho? Considerai e vede se há dor igual a minha, que veio sobre mim..." (Lamentações de Jeremias 1:12)
Todos nós passamos por dores. Sejam elas a separação de um ente querido, o melhor amigo que mudou de cidade, a perda de um filho, a demissão de um emprego.
O fato é que temos que conviver diariamente com coisas que vão nos afetar de algum modo, e vai depender da nossa atitude de que modo tudo isto vai interferir em nossa vida.
A palavra de Deus diz:"Se te mostrares fraco no dia da angústia, a tua força será pequena." (Provérbios 24:10)
É exatamente isso que acontece com muita gente. No dia da angústia, elas saem procurando alguém que sinta pena delas. Elas se sentem tão fracas e derrotadas que não percebem o quanto isso prejudica a elas mesmas. Então se perguntam:"Será que ninguém vê a situação que eu estou passando? Será que ninguém se comove?"
Passar por situações difíceis demais de serem resolvidas tem o poder de nos tornar um pouco cegos. Cai uma névoa sobre os nossos olhos, uma neblina, e não conseguimos enxergar mais longe. Mas isso não significa que a situação nunca vai se resolver. Tudo tem começo, meio e fim.
Para resolver seu problema de uma forma menos dramática, comece em primeiro lugar não sentindo pena de si mesmo.
Sentir pena de si em nada ajuda, isso vai enfraquecer sua auto-estima, e você vai passar a se sentir um coitadinho, e coitadinhos realmente não alcançam altos patamares.
Você está angustiado? Então não se mostre fraco. Você não precisa fingir que está tudo bem, você apenas não precisa acabar de pisar sua auto-estima dizendo que não é ninguém, que ninguém lhe ama, que ninguém lhe estende a mão.
Quando sofremos, pensamos que a nossa dor é a maior do mundo, até nos depararmos com pessoas que sofrem muito mais e tem mais desenvoltura em resolver seus problemas.
Vencer uma situação difícil vai depender principalmente de como você confia esta situação à Deus.
Não procure resolver tudo sozinho, se você tem Deus como apoio. Ore como o salmista Davi orou no salmo 142 e aguarde com fé, pois a vitória do Senhor sempre vem!

Salmo 142
"Ao Senhor ergo a minha voz e clamo, 
com a minha voz suplico ao Senhor.
Derramo perante ele a minha queixa, 
à sua presença exponho a minha tribulação.
Quando dentro de mim me esmorece o espírito, 
conheces a minha vereda. 
No caminho em que ando, 
me ocultam armadilha.
Olha à minha direita e vê, 
pois não há quem me reconheça, 
nenhum lugar de refúgio,
ninguém que por mim se interesse.
A ti clamo, Senhor,
e digo: tu és o meu refúgio,
o meu quinhão na terra dos viventes.
Atende o meu clamor,
pois me vejo muito fraco.
Livra-me dos meus perseguidores,
porque são mais fortes do que eu.
Tira a minha alma do cárcere,
para que eu dê graças ao teu nome;
os justos me rodearão,
quando me fizeres esse bem.


1 de fevereiro de 2014

Deus está me ensinando

Não seja tão teimosa, impedindo que o Senhor transforme a sua personalidade. Seu nervosismo não vai levá-la a nada, apenas a perder o tempo que poderia ser gasto com mais entendimento. Deixe Deus te ensinar a ser mansa e humilde de coração como Jesus é. Se a sua carga está pesada, então pegue a de Jesus e aprenda com Ele. Pare de responder de modo grosseiro, com ironia e sarcasmo. Isso não é atitude de uma cristã!
"Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." Mateus 11:29

Ouça o louvor Deus está me ensinando e aprenda mais com Ele!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...